Kiko Loureiro ensina como chegar lá


kiko loureiroEu me lembro bem, no começo dos anos noventa, tinha uns dezessete anos e estava com um amigo na rua quando ele saca do bolso uma fita, isso mesmo, uma fita k7 e me disse que eu precisava ouvir aquele som. Só pra ilustrar a situação, naquela época não tínhamos celulares, internet e o arquivo .mp3 ainda não existia.

Quando cheguei em casa e ouvi aquela fita, fiquei fascinado. Só conhecia um tal de Yngwie Malmsteen e bandas como Iron Maiden, Metallica e Megadeth. De repente escuto uma música simplesmente animal, revolucionária para os padrões da época. O som das guitarras perfeito, o estilo de música, inovador. Eu tinha acabado de ouvir a música Carry On da banda Angra.

Naquela época, a melhor maneira de ficar antenado nas novidades, pelo menos pra quem morava em São Paulo, era conversar com os donos de lojas de discos da “Galeria do Rock” ou da loja “Woodstock discos”, ambos no centro da cidade. E foi nesse meio que descobri muita coisa sobre o pessoal dessa banda. Lógico, minha primeira grande surpresa depois de ouvir o som foi saber que eram brasileiros. Daí pra frente e até hoje, posso dizer que continuo me surpreendendo com o conteúdo riquíssimo que esse pessoal oferece, seja ele musical ou comportamental.

Nesse vídeo, Kiko Loureiro, guitarrista do Angra, entrega, sem cerimônias, o mapa para o sucesso profissional e pode ser aplicado em qualquer atividade. Ele ressalta o temor que jovens guitarristas (como ele mesmo) sentem na hora de decidir o que fazer para se sustentar e começar uma carreira profissional.

Todos nós sabemos que nosso país não valoriza a profissão de músico. Para um jovem que acaba de sair da escola, pretende cursar uma faculdade e ingressar no mercado de trabalho, fica difícil apostar em seu sonho quando as necessidades financeiras vão aparecendo. Na maioria dos casos, inclusive no meu, quando tinha tal idade, o jovem acaba desistindo da carreira musical e se vê obrigado a literalmente correr atrás da sua sobrevivência.

Kiko Loureiro, do auge de sua experiência profissional e de vida, mostra que o importante é acreditar e manter o foco nos nossos objetivos e desenvolver um planejamento para alcançá-los.

Não posso deixar de suspirar com um certo tom de lamentação por não ter ouvido essas palavras na época em que tive de abandonar tudo pra trabalhar com algo que não me completava… Confira!

Este é o segundo vídeo da série “Passando o Som”.

Seguem abaixo alguns links interessantes:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.